21 de junho de 2006

Somos educados..., somos sim senhora!

A última edição da revista Reader´s Digest vêm revelar que os habitantes de Lisboa ocupam o 15.º lugar da tabla que compara os níveis de educação e cordialidade de 35 cidades mundiais.

As conclusões foram baseadas em testes feitos nas 35 cidades, sendo que o primeiro a ser efectuado foi o teste da porta, para ver quantaspessoas abriam ou seguravam a porta a quem viesse atrás dela. Em segundo lugar, a Reader´s Digest realizou o teste dos documentos, que consistia em deixar cair papéis ao chão e registar se alguém ajudava a recolhê-los. Por último, os examinadores fizeram o test dos serviços, que serviu para contabilizar as probabilidades dos empregados do comércio local agradecerem ao cliente depois de uma compra.

A lista é encabeçada por Nova Iorque, alcançando 80% de resultados positivos. Seguindo a Big Apple, vêm Zurique e Berlim (afinal os meus primos nazis até são simpáticos) que, juntamente com São Paulo e Cidade do México, ocupam o topo das cidades mais educadas do mundo. Curioso não deixa de ser o facto destas duas cidades se encontrarem no topo do ranking, uma vez que se estamos perante cidades com os maiores índices de criminalidade do mundo.

A meio da tabela estão Budapeste, Praga e Madrid, aparecendo isboa em 15.º lugar. Destaque para a posição da capital portuguesa, uma vez que partilha a posição com Londres e Paris.