8 de junho de 2006

Negligências


Durante o meu TV zapping nocturno, parei ontem no canal Discovery e fiquei “embassado”.

Nos Estados Unidos da América são realizadas, em média, 25 milhões de operações, ou seja, mais de duas milhões por mês, ou seja, mais de 67 mil por dia, ou seja, mais de 2.800 por hora.

O espanto não está tanto nos números apresentados, mas sim na informação que absorvi de seguida. Notem bem!!!

1 em cada 1.500 pacientes sujeitos a uma intervenção cirúrgica ficam com um instrumento utilizado durante a operação dentro do corpo. Os exemplos vão de pensos, a tesouras, a afastadores, enfim, mil e uma coisas que se encontram em cima da mesa de operações.

O exemplo dado que mais me espantou foi a de um homem de meia-idade que após uma simples intervenção cirúrgica, começou a sentir-se mal e com fortes dores no abdómen. Após 14 semanas e de várias visitas a diversos médicos, o TAC final confirmou a presença de um afastador com as seguintes dimensões: 33 cm de altura, 5 cm de largura e 5 mm de espessura.

O surpreendente desta questão toda é que, em praticamente nenhum dos casos que foi a tribunal por negligência médica, nenhum dos pacientes ganhou a causa, com o médico entrevistado a opinar o seguinte: “O erro humano pode acontecer a qualquer um a qualquer hora”. Pasme-se!

Vamos lá ver se não cometo nenhum erro hoje, porque afinal ele pode acontecer a qualquer um a qualquer hora.

1 comentários:

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » » »